sábado, 9 de junho de 2018

PERFUME E AUTOSSUGESTÃO

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Imagine o seguinte cenário: um fabricante está estudando lançar variações de seu famoso amaciante de roupas que tem a cor azul. O departamento de marketing monta um focus group e distribui diversas amostras de colorações diferentes (rosa, amarelo, lilás, verde, e é claro, azul). Os participantes vão dando notas para o aroma de cada variação. Em todos os testes, o aroma do amaciante azul tem a maior pontuação. Detalhe: o fabricante trocou apenas a cor, mas manteve o mesmo aroma em todas as amostras. Isso mostra como somos sugestionáveis quando se trata de odores. O fato é que quanto menos dominamos um assunto, mais somos influenciados por estereótipos, símbolos e opiniões alheias. A maioria das pessoas não possui um olfato treinado, e os profissionais de marketing de perfumaria sabem disso. Mensagens verbais e não-verbais da embalagem, a anatomia do frasco, a coloração do líquido, o modelo do anúncio, a história por trás da marca, o storytelling da fragrância… Tudo é feito para fazer com que você sinta o aroma-fantasia que a marca quer promover. Se você não quer ser vítima desse processo, comece a provar perfumes sem ver o nome e a embalagem do perfume. Você se surpreenderá.

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