Uma feira de perfumes é um local que oferece oportunidades únicas para interação pessoal entre pessoas que têm interesses em comum e uma completa compreensão mútua. Acima de tudo, é uma delícia poder debater fragrâncias com os perfumistas que as fizeram. A Esxence deste ano foi grandiosa e com muitos visitantes de todo o mundo; muitos rostos familiares, também.

Uma impressionante instalação manifestava o 10º Aniversário da ESXENCE e dava as boas-vindas a todos os visitantes. Era também um local popular para tirar fotos - irá ver esta cena muitas vezes nas reportagens fotográficas do evento.


O editor do Fragrantica Miguel Matos é ums inesgotável fonte de bom humor, vivacidade e empenho; aqui está ele falando com os fundadores da Urban Scents, Marie Le Febvre e Alexander Urban.

Duas Elenas do Fragrantica, Elena Prokofieva e Elena Knezhevich, entrando no pavilhão da feira.

Conheça Igor Masyukov, o nosso novo editor e colunista - ele está a cargo dos retratos neste artigo.

Muitos se lembrarão da altura em que Paolo Tirenzi trouxe as suas duas primeiras fragrâncias da linha Tiziana Terenzi à Esxence, e agora trata-se de uma poderosa marca, popular em muitos países, ostentando várias marcas descendentes e auto-suficientes, como V Canto e Giardino Benessere.

Paolo Tirenzi, um dos fundadores e espírito em movimento de Tiziana Terenzi.

Tiziana Terenzi, que empresta seu nome à primeira marca de Paolo.



Sergey Borisov trabalhando: aqui, ele fala sobre as fragrâncias de Parfums Dusita com a fundadora Pissara Umavijani - charmosa como sempre.

E aqui está a bela Pissara: muito sociável, honesta e divertida.

Blackbird (imagem do stand abaixo) começou como uma loja de roupa masculina que apresentava um estilo ousado, artístico e minimalista. Agora é uma das mais curiosas marcas de perfumes criando perfumes sem gênero com as mais invulgares notas, como por exemplo 'electronics'.



Aqui, Matvey Yudov conhece as três novas fragrâncias da Splash Cologne Collection de Jardins d’Ecrivains: L’Eau De Kakuzo (Jade Dew), L’Eau De Leopardi (Verbena Spritz), e L’Eau De Marceline (Floral Infusion).


Uma conversa com um criador (ou perfumista) é uma coisa especialmente boa e prática se estamos falando com alguém como Mark Buxton, que apresentou obras de duas marcas, a sua linha Mark Buxton e Verduu, para a qual ele colaborou com grande sucesso com o seu colega David Chieze. A marca bebe inspiração dos seus desfiles de moda.

Uma das novas fragrâncias da Verduu, composta por Mark Buxton, é bem intrigante: uma composição de incenso de igreja, cannabis e notas de couro num perfume para um designer de Londres, Matthew Miller (o desfile teve lugar numa igreja).

Celine Verleure de Olfactive Studio apresentou o seu novo Flashback in New York, salgado, úmido, nevado e paradoxalmente quente.

Comunicar com Angela Ciampagna, fundadora e nariz por detrás das fragrâncias Angela Ciampagna, foi quase uma cura para nós: calorosa e cheia de alma, ela faz fragrâncias que nos tocam similarmente. O seu novo lançamento, fresco e com melão Laetitia, seguro para crianças, foi um dos nossos favoritos – todos os que têm sonhado com uma fragrância de qualidade que consegue ser "aquosa, fresca e com melão", juntem-se ao clube dos que esperam antecipadamente a sua introdução no mercado.

A cor de leite da fragrância aparece por causa da reação dos aromas orgânicos (seguros e comestíveis, caso uma criança decida provar o perfume) com água.

Luca Maffei criou muitos perfumes desta vez: algumas das marcas admitem-no orgulhosamente, enquanto outras não, mas a sua assinatura é reconhecível de qualquer forma.

Outra pessoa empática, sociável e conversadora é Stefania Squeglia, que criou para si própria um oásis de grama fresca e andou por cima dela descalça.

As duas fragrâncias que trouxe desta vez, La Cura e Sirio, são extremamente diferentes (a primeira é hesperídica, a segunda é toda sobre rosas), verdadeiramente complexas e multifacetadas, como sempre nos perfumes de Stefania.

Stefania cansada mas feliz: ela tem sempre muitos visitantes.

Eis o expressivo Tamas Tagscherer, um dos co-donos de J. F. Schwarzlose Berlin, que decidiu desistir de tudo o que é velho e criar apenas coisas avant garde, au courant, e extremamente Berliner.


Homoelegans trouxe duas das melhores fragrâncias de toda a exposição, Song For A Rising Sun e a peculiar fragrância de rose Ivre de Vie.

O artista Renier Rodriguez Mendez pinta e mistura suas próprias fragrâncias Renier Perfumes, tendo cada fragrância uma correspondente representação visual. O último dos seus lançamentos é o perfume frutado de manga Oud Rain, e o mais popular (e mais invulgar) de toda a linha chama-se Black Rain.


O refinamento e preparação do novo Oud Rain demorou vários anos, tanto na pintura como na fragrância (à direita de Renier).



O stand de Olivier Durbano com seus "seixos" fragrantes é sempre atraente. Amethyst Labdanum encaixa perfeitamente: apoiando a onda da perfumaria quente e espiritual que dominou a feira.

Antonio Alessandria trouxe um cesto de compras tradicional da Sicília e uma nova fragrância cítrica chamada Fara, dedicada ao calor, às bebidas refrescantes e ao calor da pele.

Laurent Mazzone tinha o stand mais dramático e três novas fragrâncias "radicais": Radical Iris, Radical Lotus e Radical Waterlily, das quais eu pessoalmente prefiro Waterlily. Todas as fragrâncias são usáveis e adoraveis, no entanto.

L'Iris de Fath, inspirado no vintage Iris Gris Jacques Fath, foi uma atração para os admiradores de fragrâncias mais antigas, e penso que a nova fragrância terá muitos seguidores.

L'Iris de Fath é uma íris terrosa e sedosa, feita por Patrice Revillard: a sua composição ganhou um prêmio especial para uma fragrância inspirada num vintage.

Infelizmente, não estamos autorizados a dizer mais detalhes sobre um dos melhores perfumes da feira, apresentado por uma marca de Barcelona, Espanha, chamado 2787. Ele reaparecerá em futuras feiras, tal como o seu criador, Romy Kowalevsky.

Fomos apresentados às fragrâncias de Waters + Wild Perfumery, assim como ao nariz por detrás das criações desta marca orgânica da Austrália, Joan Woods, há seis meses. Ainda estamos impressionados com a sua sensação transparente, limpa e leve.

Joan acredita lançar as novas fragrâncias brevemente.


Pierre Guguen, fundador de uma marca fragrante-harmônica chamada L’Orchestre Parfums, trouxe seus cinco perfumes à Esxence, os quais pudemos literalmente ouvir através de headphones.



Marjorie Olibere, que criou Olibere Parfums, uma marca que se especializa em viagens fragrantes, trouxe sete novos perfumes: três perfumes da linha Les Mythiques Extraits – Chemical Love, Dangerous Rose e Leather Attraction e quatro outros, pertencendo a Les Insoumises, criados com Luca Maffei.

Anatole Lebreton apresentou o seu Cornaline, inspirado num salto de experiências e memórias agradáveis - algumas delas que remontam aos seus dias de infância, razão pela qual ele tinha velas e conchas colocadas no seu stand.

Cornaline é também uma pedra semi-preciosa, cornalina: a pedra do signo Caranguejo nas antigas litografias do zodíaco. A fragrância é radiante, frutada e floral.

Cécile Vialla e Charles Berry, que fundaram a Maison de Parfum Berry, são realmente uma descoberta que fizemos durante a feira anterior.

O famoso designer de moda francês, Franck Boclet, apresentou 5 novas fragrâncias: Flowers e Vetiver dentro da linha básica, e 3 perfumes da Nude Collection: Crime, Erotic e Icon.


Kajal apresentou sua nova coleção chamada Warde ("a rosa"): com 4 fragrâncias, chamadas Joorie, Warde, Jihan e Yasmina.


Os queridos de todos os corações, da Nishane, i.e. Murat Katran e Mert Güzel, trouxeram dois novos perfumes para a mostra: B-612 (batizado a partir de um asteróide, onde vivie o Pequeno Príncipe) e Vain & Naive (dedicado a uma rosa sonhadora) inspirados em O Pequeno Príncipe, escrito por Antoine de Saint-Exupéry.

A terceira nova fragrância da Nishane apresentada desta vez foi uma fresca e amarela colônia cítrica chamada Colognise Nishane.


Os sofisticados perfumes de Eternel Gentleman em exposição, e o seu perfumista Samuel Akata.

A Austrália ganha terreno como pátria de casas de perfumes extremamente originais. Dimitri Weber é o fundador de uma delas, chamada Goldfield & Banks. O que é mais importante na sua identidade é que Dimitri usa apenas ingredientes australianos.

As novas fragrâncias de Hayari – Ame Fauve, Esprit Infini, Secret Mystique – são dedicadas a forças da natureza, ilustradas com três grandes animais: tigre, águia e lobo.


Por agora dizemos quão à bela feira Esxence - nos veremos de novo na próxima Primavera em Milão! Daqui para a frente, falaremos mais em profundidade sobre os novos lançamentos - e são muitos!

Fotos da feira: Igor Masyukov, Elena Knezhevich, Sandrina Raicevic Petrovic e John Biebel.

Elena Knezhevich fundou o Fragrantica juntamente com Zoran Knezevic em 2007. Desde então Elena tem dirigido o seu design e conteúdos como Editora-Chefe. Elena nasceu na Rússia, estudou línguas eslavas e literatura em Moscou, e viveu em Sarajevo e Belgrado, onde nasceu a ideia do Fragrantica. Ela vive atualmente na Califórnia.
Tradução: Miguel Matos
Nenhum comentário:
Postar um comentário