Fragonard
Absoluto – matéria-prima
obtida por meio de solvente, tipicamente extraída de flores.
Acorde – combinação de duas
ou mais notas que perdem sua identidade individual para criar uma identidade
olfativa totalmente nova e única.
Anosmia – inabilidade de
sentir odores, temporária ou permanentemente, geral ou específica.
Aromático – na perfumaria é
o adjetivo usado para descrever fragrâncias com odor fresco, verde e agradável
que remetem à natureza.
Bálsamo –
resina aromática secretada por árvores, por exemplo incenso.
Blind, dar um - comprar o perfume no escuro sem testar.
Blind, dar um - comprar o perfume no escuro sem testar.
Chipre – acorde criado com
notas de bergamota, labdanum e musgo de carvalho e/ou patchouli.
Compartilhável – adjetivo
usado para descrever um perfume que pode ser usado por homens ou mulheres;
unissex.
Connoisseur – pessoa que tem
grande grau de conhecimento em determinado assunto, no caso a perfumaria.
Descontinuado – adjetivo
usado para descrever uma fragrância que parou de ser fabricada.
Designer – na perfumaria
refere-se a criações de marcas de roupas, joias e acessórios em que,
geralmente, a fragrância não é o produto principal da marca.
Dry-down – período em que o
perfume está secando na pele, dominado por notas de fundo; secagem.
- Eau de cologne (EDC) – solução alcoólica de perfume com menos de 5% de concentração.
- Eau de toilette (EDT) – solução alcoólica de perfume com 5-10% de concentração.
- Eau de parfum (EDP) – solução alcoólica de perfume com 10-15% de concentração.
- Extrato (ou parfum) – solução alcoólica de perfume com 15-25% de concentração.
Fixação – capacidade de um
perfume de permanecer ativo na pele.
Flanker – derivação de um
perfume que aproveita o sucesso de um best-seller, podendo manter a identidade
ou não da fragrância, podendo ser temporário ou permanente.
Fougère – samambaia em
francês; acorde criado com notas de lavanda, cumarina e musgo de carvalho
geralmente acompanhadas de notas cítricas e/ou mentoladas.
Guerlinade – acorde DNA da
casa Guerlain; consiste de notas de bergamota, jasmim, rosa, flor de
laranjeira, íris, fava tonka e baunilha.
Hype – atenção exagerada
dada a algo.
IFRA – Associação
Internacional de Fragrâncias; órgão regulador da indústria da perfumaria em
escala global.
Maceração – processo através
do qual componentes químicos são mantidos em ambiente estável para que
interajam entre si; a maceração é parte fundamental na criação de um perfume –
neste período ocorrem várias reações em nível molecular que alteram o resultado
final.
Nicho – segmento da
perfumaria geralmente composto por pequenas casas de fragrâncias sob o nome de
um perfumista que coordena e controla todo o processo, desde a criação à
distribuição.
Nota – menor unidade de
odor, podendo geralmente ser uma flor, uma fruta, uma erva, uma madeira, uma
resina ou uma especiaria.
Notas de cabeça (ou de
saída) – a primeira fase na evolução de uma fragrância depois de aplicada
sobre a pele; são as notas mais voláteis da composição (geralmente cítricas
e/ou herbáceas).
Notas de coração (ou de
corpo) – a segunda fase na evolução de uma fragrância depois de passada a
fase inicial de evaporação; correspondem ao verdadeiro caráter da composição.
Notas de fundo (ou de
base) – a terceira e última fase na evolução de uma fragrância depois de
diversas horas de interação com a pele; são as notas menos voláteis da
composição (geralmente amadeiradas e/ou ambaradas).
Layering – termo inglês
(layer significa camada) usado para descrever o uso simultâneo de uma ou
mais fragrâncias.
Pirâmide olfativa –
estrutura de um perfume que organiza as notas de cabeça, corpo e fundo em três
fases.
Projeção – capacidade de um
perfume de exalar.
Secagem – sinônimo
de dry-down.
Silagem – rastro deixado por
um perfume.
Storytelling – termo inglês
sinônimo de narrativa; técnica de promoção que busca a conexão emocional com
potenciais consumidores através do compartilhamento de valores, aspirações e
fantasias.
Vibe – termo em inglês
sinônimo de aspecto.
Vintage – adjetivo usado
para descrever uma fragrância com mais de vinte anos, mas na prática usada para
descrever uma versão anterior à reformulação.
Adstringente –
característica do odor que irrita e/ou contrai a mucosa nasal.
Aldeídico – rico em aldeídos
e com aspecto soapy (saponáceo), limpo e sofisticado.
Almiscarado – rico em
almíscares sintéticos (musks) e com aspecto suave e aconchegante similar ao de
amaciante de roupas.
Ambarado – que remete ao
acorde âmbar; de odor quente, encorpado, amadeirado e levemente doce.
Animálico – rico em notas
animálicas como civet, castoreum, âmbar gris e indol, que isoladas têm aspecto
fétido e desagradável.
Aquático – aspecto criado
por moléculas sintéticas para reproduzir o aspecto fresco, aquoso e translúcido
de mar ou piscina.
Atalcado – quase sinônimo de
polvoroso, porém tipicamente rementendo a íris, violeta e lavanda (ingredientes
muito usados em talcos).
Balsâmico – característica
de fragrâncias à base de resinas vegetais tais como bálsamo tolu e com aspecto
quente, encorpado, amadeirado e defumado.
Boozy – com cheiro de bebida
alcoólica.
Canforado – aspecto fresco,
limpo e gelado produzido por notas como eucalipto, alecrim e outras notas
herbáceas.
Cremoso – aspecto que remete
a leite denso e levemente adocicado, produzido por notas
como sândalo ou tuberosa.
Defumado – característica de
perfumes que remetem a odor queimado, produzido por notas como incenso ou
couro.
Esfumaçado – característica
de perfumes que remetem a odor nebuloso, produzido por notas como vetiver
ou musk.
Especiado – que remete a
especiarias; picante.
Funcional – característica
de fragrâncias que lembram o odor de produtos de limpeza (como amaciante de
roupas e desinfetante) ou de higiene pessoal (como pasta de dente e xampu).
Gourmand – fragrância com
aroma de guloseimas tais como chocolate, algodão-doce e confeitos em
geral.
Herbáceo – aspecto natural
folhoso, seco e marcante que remete a ervas como manjericão e sálvia.
Lactônico – rico em lactones
(moléculas presentes no leite e no pêssego) e com aspecto frutado-cremoso.
Licoroso – que remete ao
aroma de licor; denso, doce e cremoso.
Medicinal – que remete ao
aroma de remédios; denso, amargo e narcótico.
Metálico – aspecto
sintético, brilhante e incisivo que remete a sangue (rico em ferro) ou outros
componentes químicos como alumínio, platina e mercúrio.
Narcótico – característica
do odor que anestesia ou inebria o olfato.
Resinoso – rico em notas de
resinas vegetais tais como labdanum e estoraque e com aspecto quente,
encorpado, amadeirado e levemente doce.
Ozônico – quase sinônimo de
aquático, porém sem a faceta salina (marinha).
Polvoroso – que remete a
talco ou maquiagem; aspecto “fofo” geralmente criado por notas de íris e/ou
baunilha.
Musgoso – aspecto herbáceo,
terroso e úmido que remete a musgos e líquens.
Pinhoso – aspecto canforado
e amadeirado que remete a agulhas de pinho.
Soapy – característica de
fragrâncias que remetem a sabonete (tipicamente ricas em aldeídos); saponáceo.
Acácia – flor de aspecto
melífluo e plástico que remete ao odor de pólen com mel; também conhecida como
mimosa.
Açafrão – nota especiada
obtida a partir do estigma da flor de açafrão e com aroma levemente especiado e
melífluo, entre feno e tabaco; usada para produzir a nota fantasia de couro.
Alcaçuz – raiz aromática com
aspecto agridoce e canforado devido à grande quantidade de anetol (principal
componente do anis).
Almíscar – originalmente
extraído do veado almiscareiro himalaio e com odor similar ao da pele de um
bebê; atualmente é substituído por moléculas sintéticas para criar um aspecto
de maciez e limpeza.
Âmbar – acorde de
componentes sintéticos e naturais construído ao redor de labdanum, benjoim e
baunilha; tem odor quente, encorpado e amadeirado.
Âmbar gris – secreção
estomacal expelida pela cachalote devido à má digestão de crustáceos
(principalmente lula); comumente encontrada na forma sintética devido à demora
em encontrá-lo na praia depois de anos boiando no mar e sendo curado pelo sol;
tem um odor quente, radiante, macio, marinho e levemente fecal.
Benjoim – resina aromática
extraída da árvore estoraque com odor rico, quente e levemente doce e
amanteigado.
Bergamota – fruta cítrica
não-comestível (embora em algumas regiões do Brasil seja sinônimo de mexerica)
de odor fresco e levemente doce; usada para compor fragrâncias cítricas e
chipres ou para dar brilho às composições em geral.
Calêndula – flor de odor
herbáceo e terroso com nuances de feno e mel.
Calone – molécula sintética
produzida para criar a ilusão de brisa marinha.
Cassis – nota que pode ser
trabalhada como frutada (doce e suculenta) ou verde (seca e fresca).
Castoreum – secreção do
castor canadense com um odor oleoso entre couro e azeitona, parecido com o odor
do couro cabeludo.
Cíclame – flor de odor
similar a rosa, porém mais fresca.
Civet – secreção de um
felino selvagem africano com um odor forte e desagradável que lembra fezes de
cavalo; é usado em minúsculas quantidades para dar um aspecto mais natural e
orgânico a fragrâncias tipicamente florais.
Cumarina – componente
extraído da fava tonka que tem um odor entre de baunilha e amêndoas; combinado
com lavanda produz o acorde fougère.
Estoraque – resina aromática
de odor similar a benjoim, porém menos doce e mais picante.
Fava tonka – semente
da Dipteryx odorata, planta originária do norte da América do Sul, com
odor de baunilha, aspecto amendoado e levemente especiado.
Flor de laranjeira – flor da
árvore de laranja amarga cujo odor é cítrico e floral, entre laranja e jasmim.
Flor de Lótus – nota
fantasia com aspecto fresco, aquoso e etéreo.
Frésia – nota fantasia
criada para produzir um aroma verde e fresco, levemente picante e que
ligeiramente remete a morangos.
Gálbano – planta cuja goma é
destilada para a obtenção de uma nota seca e terrosa que remete ao aroma de
cenoura e talo de alface; usada para produzir um efeito verde e fresco.
Gardênia – flor com odor
inebriante e fresco, muito popular nos perfumes mais modernos como alternativa
ao jasmim.
Gerânio – flor com aroma
similar ao da rosa (que contém grande quantidade de geraniol em sua estrutura),
porém com aspecto mais verde e mentolado.
Hedione – molécula
sintetizada a partir do jasmim para produzir um aroma luminoso e fresco.
Heliotrópio – flor de odor
polvoroso que remete a baunilha e amêndoas; pode ser usada como substituto da
lavanda para compor o acorde fougère.
Immortelle – nota
caramelizada com nuances de feno, curry e amêndoas tostadas.
Indol – molécula presente em
flores brancas como tuberosa e jasmim; seu odor isolado é fétido e marcante,
com traços animálicos.
Íris – flor de aspecto verde
e polvoroso levemente doce e amadeirada que remete a talco e maquiagem; sua
nota é obtida da raiz (orris) através de extração por CO2; é a matéria-prima
mais cara da perfumaria.
Jacinto – flor de odor
intoxicante e marcantemente verde.
Jasmim – flor branca com
odor narcótico, doce, plástico e levemente animálico, podendo ter aspecto mais
verde e arejado na forma sintética.
Labdanum – resina aromática
extraída do arbusto esteva com odor amadeirado e quente; componente do acorde
chipre clássico.
Lavanda – flor que produz
uma nota aromática de tom fresco e levemente amendoado muito comum em
fragrâncias masculinas; juntamente com a cumarina e o musgo de carvalho compõe
o acorde fougère clássico; sinônimo de alfazema.
Lilás – flor com aroma leve,
fresco e macio de aspecto atalcado, similar a íris e violeta, porém mais verde.
Lírio-do-vale – flor branca
com odor limpo e brilhante semelhante ao do jasmim, porém sem a nuance
indólica.
Madressilva – planta
ornamental com inflorescência em forma de trombeta, cujo odor é floral com
nuances de mel e polpa de fruta.
Magnólia – flor com aroma
ceroso e fresco com tons cítricos.
Mirra – resina aromática
extraída de uma árvore conífera com odor quente, fofo e levemente frutado.
Muguê – sinônimo
de Lírio-do-vale.
Musgo de carvalho – obtido
através do líquen das árvores de carvalho; devido a regulamentações, seu uso é
bastante restrito em sua forma natural.
Narciso – flor de odor
inebriante e narcótico com nuances verde e doce.
Musk – almíscar em inglês.
Néroli – óleo da flor de
laranjeira de odor cítrico e amargo extraído pelo método da destilação a vapor;
a nota de flor de laranjeira em si é produzida através da extração à base de
solventes.
Olíbano – resina aromática
extraída da árvore Boswellia encontrada no Oriente Médio; usada também para
compor a nota de incenso, tem um odor canforado, picante e esfumaçado.
Opoponax – também conhecido
como mirra doce, é uma resina aromática com odor ligeiramente similar ao
caramelo.
Osmanthus – inflorescência
com aroma suculento e lactônico que remete a damasco.
Oud (Agarwood) – resina
aromática produzida pela árvore Aquilaria quando é atacada por fungos; nota de
tom denso, medicinal e narcótico usada para compor fragrâncias amadeiradas
marcantes e opulentas.
Patchouli – arbusto
originário da Malásia e Índia cujas folhas têm odor amadeirado, mofado,
levemente picante e canforado, remetendo a terra quente e chocolate amargo.
Pau-rosa – madeira de origem
amazônica em risco de extinção com odor delicado que remete a rosas.
Peônia – nota fantasia
floral de aroma similar ao da rosa, porém mais fresca.
Rosa – flor que pode ter um
tom leve próximo a chá ou mais suculento e frutado como lichia ou pêssego.
Sândalo – madeira de origem
indiana de odor lactônico e cremoso (o sândalo canadense é mais seco como o
cedro).
Tuberosa – flor branca com
odor altamente indólico; foi uma nota muito popular nos anos 80 devido à sua
potência de exalação.
Vetiver – capim nobre de
raízes fibrosas com odor amadeirado terroso, amargo e defumado; existem tipos
diferentes de vetiver, cada um puxando mais para uma faceta, dependendo das
características do solo onde é cultivado (os mais famosos são originários do
Haiti e Indonésia).
Violeta – flor com aspecto
polvoroso que remete a maquiagem; compõe juntamente com a rosa o acorde
clássico do batom.
Ylang-ylang – flor amarela
com aroma denso, narcótico e doce com traços de jasmim e banana; mais comumente
usada em fragrâncias old-school.
Agrume – cítrico
Ambré – ambarado
Argent – prata
Baiser – beijo
Bois – madeira
Boisé – amadeirado
Charnel – carnal
Cassie – acácia (mimosa)
Cèdre – cedro
Cerise – cereja
Chêne – carvalho
Chérie – doce
Citron – limão
Clou de girofle – cravo-da-índia
Coeur – coração
Cuir – couro
Eau – água
Éclat – brilho
Épice – especiaria
Épicé – especiado
Essence – essência
Été – verão
Fleur – flor
Fleur d’oranger – flor
de laranjeira
Fougère – veja na primeira
parte
Fraîche – fresco
Fraise – morango
Fumé – esfumaçado
Gris – cinza
Hespéride – cítrico
Heure – hora
Hiver – inverno
Huille – óleo
Ivoire – marfim
Jour – dia
Légère – leve
Merveille – maravilha
Minuit – meia-noite
Miroir – espelho
Mousse – musgo
Muguet – lírio-do-vale
Musc – almíscar
Nez – nariz
Noir – preto
Nuit – noite (madrugada)
Oeillet – cravo (flor)
Ombre – sombra
Or – ouro
Orange – laranja
Pamplemousse – toranja
(grapefruit)
Pêche – pêssego
Poivre – pimenta
Poivré – apimentado
Poudré – polvoroso
(atalcado)
Pour – para
Précieux – precioso
Prune – ameixa
Réglisse – alcaçuz
Rien – nada
Rouge – vermelho
Sacré – sagrado
Salé – salgado
Santal – sândalo
Sel – sal
Soir – noite (18-24h)
Sucre – açúcar
Sucré – açucarado
Thé – chá
Très – muito
Vanille – baunilha
Vert – verde
Vie – vida
Zeste – casca de fruta
cítrica
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