A escolha das notas olfativas na composição das fragrâncias utilizadas na estratégia de marketing olfativo faz toda a diferença na durabilidade e em como será a percepção pelo olfato.
Dessa forma, é importante entender suas características principais para que, quando o profissional realizar uma composição, ela seja de acordo com seus objetivos.
As notas olfativas e seus impactos no marketing olfativo
O setor perfumista possui a capacidade de realizar inúmeras combinações na produção de fragrâncias.
E, para essa composição, são necessárias três essências distintas, de três notas olfativas diferentes, que formam uma pirâmide olfativa, como se fosse a estrutura do perfume, com as seguintes partes:
Notas de saída ou cabeça
Têm por característica a leveza e a alta volatilidade. São as primeiras a serem percebidas pelo olfato.
Para o marketing olfativo, são particularmente importantes, uma vez que serão as responsáveis pelo primeiro impacto.
Geralmente as notas de topo são cítricas, frutais, verdes ou marinhas.
Notas de corpo ou coração
São as que predominam a maior parte do tempo quando aplicamos uma fragrância.
Menos voláteis e mais encorpadas, costumam ser percebidas de 1h a 2h após a aplicação.
Alguns exemplos são as notas florais e aquelas ligadas a especiarias.
Notas de base ou fundo
Mais densas e com menor volatilidade, acabam por serem as últimas percebidas pelo olfato por permanecerem por mais tempo na pele ou no ambiente.
Conforme as outras notas evaporam, a fragrância ganha percepções variadas em nosso olfato de acordo com o tempo desde a aplicação.
Bons exemplos de notas de fundo são as amadeiradas e as ligadas às resinas.
As combinações dessas notas olfativas formam os aspectos de cada perfume e, assim, classificamos como famílias olfativas.
As famílias olfativas são grupos que abarcam as fragrâncias que possuem características comuns.
Entre as principais, podemos destacar:
- Floral – rosas, jasmim, lírio;
- Frutal – frutas;
- Amadeirado – cedro, sândalo, patchouli;
- Oriental – musk, madeiras, baunilha;
- Aromático – alecrim, tomilho, artemísia, menta;
- Aquáticos (marinhos) – remetem refrescância da água;
- Especiados – canela, pimenta, cravo;
- Chipre – musgo, carvalho.
Para o marketing olfativo a escolha das notas e das famílias olfativas não deve ser escolhida pelo seu gosto pessoal.
É importante que as fragrâncias sejam produzidas com base em seu público e seus objetivos.
Nesse sentido, contar com um especialista para ajudar a encontrar as notas corretas a seu empreendimento é de grande valia.
O profissional será capaz de realizar uma composição única e capaz de gerar resultados positivos.
As notas olfativas fazem toda a diferença no resultado final da fragrância.
Nenhum comentário:
Postar um comentário